GERAR RELATÓRIO:

Polo Comercial

A chegada da produção açucareira incentivou o crescimento exponencial do comércio no município. O principal símbolo dessa produção é a Usina Central Barreiros que se originou da antiga Usina Carassú. A empresa responsável pela instalação da usina foi a A. M. de Pernambuco, pertencente aos sócios Alfredo Osório e Estácio Coimbra de Albuquerque, toda a estrutura foi montada em 1928 pela empresa holandesa Werkspoor Amsterdam que possuía na época a mais moderna tecnologia do setor.

Dentre outros fatores que fomentaram o caminho para a implementação do polo comercial em Barreiros, a chegada da Estação Ferroviária, em 1912, aumentou o fluxo de pessoas na cidade incentivando o surgimento de estabelecimentos para atender a demanda dos visitantes e moradores. Nesse período, essa linha ferroviária era considerada a maior ferrovia do setor usineiro do país, com 125 km de linhas e aproximadamente 41 locomotivas.

Atualmente, o comércio de Barreiros é um dos principais pilares econômicos da região chamando atenção das cidades da mata-sul pernambucana como também do litoral norte de Alagoas. A feira livre é um dos grandes atrativos com uma grande variedade de produtos que vão desde alimentos até vestuário, servindo também como um grande incentivo para agricultura familiar local. As lojas de varejo também tem um papel muito importante com uma grande gama de estabelecimentos que geram emprego e movimentam a economia da região.

 

Compartilhe!

Pular para o conteúdo