Webmail - E-mail Institucional
Voltar a Página Principal
 
 

 

Secretaria de Educação de Barreiros apresenta balanço dos 100 primeiros dias de gestão

Secretaria de Educação de Barreiros apresenta balanço dos 100 primeiros dias de gestão

Escolhida pelo prefeito Elimário Farias para comandar a Secretaria Municipal de Educação, Wylliana Gomes entrou em contato com o Blog Ponto de Vista e apresentou um balanço das principais ações realizadas pela pasta.

"Desde que assumimos a Secretaria de Educação recebemos do prefeito Elimário Farias a missão de organizar esta importante área da administração de modo a garantir à população barreirense o acesso a uma educação de qualidade. Em pouco tempo já conseguimos avançar de maneira significativa em vários aspectos, entre eles, podemos citar o acréscimo significativo no número de alunos, saindo de 6.200 estudantes para 7.000 mil, todos distribuídos nas 30 unidades escolares localizadas entre assentamentos rurais e área urbana do município", destacou Wylliana.

Secretaria de Educação de Barreiros apresenta balanço dos 100 primeiros dias de gestão

A secretária também falou do progresso alcançado com a fixação de metas que irão contribuir para um melhor ensino/aprendizagem e suporte técnico oferecido aos docentes. "Realizamos a implantação dos conteúdos programáticos em todas as modalidades de forma unificada em toda a rede municipal de ensino. Se tratando de rede municipal, o processo pedagógico precisa ser unificado para que tenhamos nivelamento e uniformidade em todas as escolas municipais, obedecendo às modalidades de ensino e faixa etária, junto com o PNAIC, Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa. Neste curto tempo os conteúdos programáticos foram construídos, associando a ordem cronológica dos assuntos abordados nos bimestres em cada disciplina, com isso, cada área foi direcionada por coordenadores que fazem visitas e oferecem ferramentas para os professores desempenharem os conteúdos da melhor forma para os alunos, desta forma buscamos ações para que nosso alunado esteja passando por um ensino  infantil e fundamental de qualidade para atingirmos resultados nas provas externas e melhor nivelamento do IDEB, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o que nos garante melhores respostas em médio prazo dos valores investidos em educação básica municipal", apontou.

A implantação do Vestibular Cidadão foi outra conquista apresentada pela secretária. De acordo com Wylliana, o projeto que hoje atende 120 alunos da rede pública de ensino está dando a oportunidade para que os jovens se preparem para encarar processos seletivos em universidades federais, estaduais e particulares.  "O projeto Vestibular Cidadão dá aos nossos jovens a oportunidade de traçar caminhos mais longos e obter sucesso em sua vida profissional. Com profissionais qualificados para atender os educandos, onde os mesmos sonham junto com nossos alunos. As atividades são desenvolvidas de segunda a sexta no Colégio Municipal José Canuto, onde é oferecido não só um curso pré-vestibular, mas um ambiente onde cada um dos 120 matriculados podem expressar um pouco de suas ansiedades, aprender mais daquilo cobrado em vestibulares e decidir a melhor carreira a ser seguida. No último dia 08 de abril, tivemos a primeira maratona de estudos, onde foi intensificado conhecimentos nas áreas de redação, literatura, inglês e espanhol. A ação foi realizada no auditório do IFPE, instituição federal de ensino que firmou parceria com o governo municipal para melhor atender nossos vestibulandos, uma vez por mês até a última prova avaliativa para ingresso em universidades", expressou.

Secretaria de Educação de Barreiros apresenta balanço dos 100 primeiros dias de gestão

Outra ação que mereceu destaque por parte de Wylliana Gomes foi a implantação do projeto com tema "Eu, cidadão barreirense!", atividade  desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação de Barreiros com o intuito de aproximar e devolver os alunos de creche a Ensino Fundamental II e EJA o sentimento de pertencimento à sua terra. "Barreiros tem um papel fundamental em nossa região e é assim desde antes de sua emancipação, mesmo passando por inúmeras dificuldades deixadas por alguns desastres naturais, como enchentes que marcam toda sua história, Barreiros se mostra forte para se reerguer e sempre desenvolver na economia e cultura, história que dão a seus munícipes orgulho, onde muitas vezes não o conhecem na íntegra. Conhecer o passado, agir no presente para transformar o nosso futuro, esse é um dos motivos que escolhemos para falar e estudar Barreiros", disse.

"Nestes cem primeiros dias a Educação em Barreiros avançou bastante e isso se deve ao empenho do prefeito Elimário Farias e do vice-Thomaz Baleia com a área. Esta gestão tem demonstrado compromisso e tratado a Educação com prioridade e isso motiva professores, gestores, pedagogos, coordenadores e demais funcionários a trabalharem com mais afinco e dedicação. O resultado são escolas cada vez mais frequentadas e alunos com maior rendimento", finalizou a secretária.

 

 

Flickr Oficial Canal You Tube Oficial Facebook Oficial Lei de Acesso à Informação Fale com a Ouvidoria Nota Fiscal Eletrônica Portal da Transparência Compras e Licitações Impostos e Taxas Ruas e Bairros Projetos Nossos Serviços A Prefeitura A Cidade Secretarias e Órgãos Voltar ao Topo Fale Conosco