Prefeitura conscientiza sobre o dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes
Prefeitura conscientiza sobre o dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes

Mesmo com as dificuldades impostas pela atual pandemia do novo coronavírus, a equipe da Secretaria de Ação social conscientizou a população, entregando panfletos explicativos de como lidar e combater as explorações.

Uma faixa em alusão ao dia 18 de maio, também foi colocada na entrada principal da cidade, onde está a nossa barreira sanitária.
Assim, além de conter a disseminação do covid-19 em Barreiros, alertamos e discutimos sobre a importância do enfrentamento da Exploração Sexual de nossas crianças e adolescentes.


IMPORTANTE SABER:

Qual é a diferença entre abuso sexual e exploração sexual de crianças e adolescentes?

-O abuso sexual se caracteriza pela utilização do corpo de uma criança ou adolescente, por um adulto ou adolescente para a prática de qualquer ato de natureza sexual.
-Enquanto a exploração sexual – Caracteriza-se pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção de lucro ou troca, seja financeiro ou de qualquer espécie.

Quais são as consequências do abuso e da exploração sexual na vida das vítimas?

-Independente da forma de abuso ou de exploração sexual, sempre haverá traumas que podem ser irreversíveis, ou seja, o sofrimento poderá permanecer para sempre na vida dessas crianças e adolescentes.
As reações podem começar imediatamente ou depois de um tempo.

ALERTA!


-A maioria dos casos não é denunciado. Quando há envolvimento de familiares, é mais difícil que a vítima consiga denunciar, por motivos afetivos, por medo do abusador, medo de perder os pais, medo de ser expulso de casa, medo de que não acreditem nela, ou medo de ser o
culpado pela discórdia familiar.

Outro Alerta Importante!


-É muito difícil que uma criança conte mentiras ou fantasie sobre o abuso sexual. Portanto, pais, professores e profissionais da Saúde: acreditem nas crianças e adolescentes! Eles precisam se sentir acolhidos e seguros para que denunciem os abusadores e possam se recuperar do sofrimento que viveram.

#prefeituradebarreiros #18demaio #disque100 @ Prefeitura Municipal de Barreiros

Veja Fotos

 


 

 

Rodapé Topo