Webmail - E-mail Institucional
Voltar a Página Principal
 
 

 

 

A Cidade

 

Vista Panorâmica do Município dos Barreiros-PE

 

HISTÓRIA DA CIDADE

No começo do século XVIII, Barreiros era uma aldeia de índios. Em 1786 foi criada a freguesia de São Miguel dos Barreiros, desmembrada de Sirinhaém. O povoamento de Barreiros foi intensificado no século XIX com a construção de uma capela em devoção a Santo Antônio. A Lei Provincial nº 314, de 13 de maio de 1853, criou o termo de guerreiros elevando-o a categoria de vila, com território desmembrado de Rio Formoso, com freguesia de Água Preta, verificando-se a instalação de município em 19 de julho de 1860; a lei estadual nº 38, de 3 de julho de 1860, elevou a vila de Barreiros a categoria de cidade, tornando-se autônomo.O primeiro dos melhoramentos foi a instituição do ensino oficial, com a criação em 1855 de uma escolaprimária. A escola era destinada exclusivamente ao sexo masculino; o seu primeiro professor, nomeado pelo presidente da província José da Cunha Figueiredo, foi o mestre Tranquilino da Cruz Ribeiro.A Lei estadual nº 38, de 3 de julho de 1892, sancionada pelo governador Barbosa Lima, elevou a vila de Barreiros à categoria de cidade.Já nos fins do século XX, o lugar se havia desenvolvido consideravelmente, tanto que, ao ser criado o município de Barreiros em 1892, São José da Coroa Grande veio a ser o segundo distrito municipal. Anualmente, no dia 19 de julho Barreiros comemora a sua emancipação política.  

Significado do Nome

O nome Barreiros proveio das escavações feitas no solo, que era de barro vermelho, pelos porcos Caititus, muito abundantes no lugar.

Aniversário da Cidade: 19 de Julho

Gentílico: barreirense

População Estimada 2016: 402.331 habitantes

Densidade demográfica 2010 (hab/km²): 174,54

Código do Município: 2601409

Área da unidade territorial 2015 (km²): 233,379

Fonte: http://www.cptec.inpe.br/

Hino MP3 Hino PDF Bandeira do Município

LogotipoClique para baixar o logo

 

 

 

 
Flickr Oficial Canal You Tube Oficial Facebook Oficial Lei de Acesso à Informação Fale com a Ouvidoria Nota Fiscal Eletrônica Portal da Transparência Compras e Licitações Impostos e Taxas Ruas e Bairros Projetos Nossos Serviços A Prefeitura A Cidade Secretarias e Órgãos Voltar ao Topo Fale Conosco